Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos
Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Veja como funciona ambulatório de referência para testagem e acompanhamento da enfermidade na cidade.
Entre janeiro e outubro de 2022, Uberlândia registrou o maior número de diagnósticos de Aids em um mesmo ano, desde 2017. Os dados são do Programa IST/Aids e Hepatites Virais do MunicÃpio e do Ministério da Saúde.
Em meio a esse contexto, o Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado na cidade e no planeta nesta quinta-feira (1º). Para fortalecer a conscientização sobre a doença, o atendimento no Ambulatório Herbert de Souza, que é referência na rede pública na testagem e no acompanhamento de pacientes soropositivos, foi ampliado.
Aumento nos casos
Nos dez primeiros meses deste ano, foram notificados 202 casos da doença, segundo a Prefeitura. Conforme o portal Indicadores HIV/Aids do Ministério da Saúde, a última vez que o municÃpio teve tantas notificações foi em 2017, quando ocorreram 206 registros.
Ao g1, a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids, Cláudia Spirandelli, explicou que o crescimento no número de diagnósticos está ligado diretamente ao aumento na quantidade de testes realizados, que foi menor durante a pandemia de Covid-19.
"Nós testamos mais, conseguimos pegar um público maior, um público que às vezes é vulnerável ao HIV, por isso que temos mais casos descobertos neste ano", afirmou.
Além da ampliação da testagem, Spirandelli também chama a atenção para a exposição a situações de risco de contaminação, que tem sido maior na população jovem e entre homens que mantém relações sexuais com outros homens, entre outros grupos.
"É uma pontuação que está se expondo mais. Deixando de usar camisinha, aumentando o número de parcerias, tendo mais parceiros durante o ato sexual".
"Hoje, o que protege do HIV é o uso do preservativo. A distribuição ocorre em todas as unidades de saúde. É importante fazer uso preservativo em todas as relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal", acrescentou.
Ambulatório
Em Uberlândia, o local de referência na rede pública para atendimento e testagem de pessoas que se submeteram a situações de riscos de contaminação com infecções sexualmente transmissÃveis (ISTs) é o Ambulatório Herbert de Souza. A clÃnica fica na Rua Avelino Jorge do Nascimento, número 15, no Bairro Presidente Roosevelt.
Durante a semana, o ambulatório realiza os testes, sob agendamento, das 7h às 16h. Porém, nesta quinta, os exames serão realizados até as 20h, mesmo que os pacientes não tenham agendado o teste.
"Nós vamos oferecer os testes de HIV, sÃfilis, hepatite B e hepatite C. Se a gente ver na hora do acolhimento dessa pessoa que ela tem uma outra queixa, nós já vamos agendar um médico. Nós vamos atender outros exames, então a pessoa já vai sair daqui com o seu problema resolvido", afirmou Spirandelli.
O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes.
O resultado é sigiloso. Quando ele é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.
A coordenadora explica ainda que os testes não devem ser feitos de forma indiscriminada e a todo momento.
“Os testes são gratuitos e recomendados para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas", finalizou.
Outros locais
As ações de reforço na conscientização acontecem durante todo o mês de dezembro e também contam com o auxÃlio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da FamÃlia (UBSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.
A testagem também estará disponÃvel nas unidades que incluÃram os exames no trabalho de rotina. A UBSFs particpantes são: Granada II, Santa Luzia, Shopping Park I, II e III, Lagoinha, Aurora, Canaã II, Jardim das Palmeiras I, Dom Almir, Jardim Europa I, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim BrasÃlia I, Jardim BrasÃlia II, São José e Martinésia.
Já as UBSs são as dos bairros Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira. |