ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
FEAPAES-SP defende o direito de escolha das PCDs e suas famílias 12/09/2021
 
 
 
FEAPAES-SP defende que inclusão nas escolas regulares deve respeitar o direito de escolha das PCDs e suas famílias



Entidade estadual, responsável por assessorar as 305 APAES de São Paulo, quer que famílias e estudantes com deficiência tenham autonomia para decidir se querem ser incluídos na rede regular de ensino ou se preferem continuar em escolas de educação especial



As mudanças no cenário da educação inclusiva começaram a levantar um tema bastante pertinente e que diz respeito à questão da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Por tratar-se de um universo muito complexo e que vai além das discussões das redes sociais ou de paixões ideológicas, é preciso pensar que o cenário deste grupo de indivíduos no Brasil é diverso e que a solução em si não está dentro apenas da escola regular, mas de uma rede que seja capaz de abrigar e incluir todos, desde pessoas com graus de deficiências leves aos quadros mais severos.



Diante desse cenário, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) entende que as famílias das pessoas com deficiências têm o direito de escolher a escola que querem colocar os seus filhos. Seja em escola de educação especial ou em uma escola regular de ensino, uma vez que o entendimento é que há um cenário complexo, com níveis diferentes no que diz respeito à locomoção, cuidados e atividades que nem todas as unidades de educação da rede estão aptas a exercer.

Flávia Catanante, mãe de pessoa com deficiência é uma das que não querem que a inclusão na rede regular seja arbitrária, mas que a família possa decidir onde o seu filho será inserido. “Como mãe de pessoa com deficiência, quero ter o direito assegurado de decidir onde quero que meu filho estude, baseado nas necessidades que tem. Além do professor especialista, preciso da equipe que cuidará para que ele seja posturado adequadamente durante as atividades acadêmicas, que o troque de posição quando ele se sentir incomodado, que saiba dosar e administrar a alimentação oral ou gastroenteral, que oriente a família quando novas abordagens forem necessárias”, contou Flávia Catanante, que também é coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Federação das APAES do Estado de São Paulo.



Algumas questões são, para muitos casos, até mesmo de infraestrutura e pessoal, já que muitas das escolas do estado de São Paulo, principalmente as públicas, não têm condições de disponibilizar enfermeiras ao lado das pessoas com deficiência 100% do tempo, realizando um trabalho de reabilitação ou então ajudando na alimentação.

“A FEAPAES-SP apoia a inclusão escolar na rede regular de ensino, e também entende que toda escola regular deve ser efetivamente inclusiva, juntamente com a disponibilização e manutenção das escolas especializadas e centros de atendimento educacional especializado, que atendam o público com deficiências de média e alta complexidade, em que a frequência na escola necessite de múltiplos apoios”, afirma a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira.



As APAES paulistas, assessoradas pela FEAPAES-SP, atendem os alunos pervasivos, que não conseguem se beneficiar da rede regular de ensino, por diversos motivos, como se alimentar por sondas ou precisar de balão de oxigênio, por exemplo. Já aqueles que possuem condições de serem incluídos na rede, são encaminhados pelas APAES, e ainda continuam sendo acompanhados nas outras áreas de atendimentos das APAES, que é assistência social e saúde, quando houver a necessidade.



Sobre a FEAPAES-SP

Fundada em 1993, a FEAPAES-SP (Federação das APAES do Estado de São Paulo) atua há 25 anos no assessoramento às APAES do Estado e em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Entidade beneficente, sem fins lucrativos, a Federação promove defesa de direitos, políticas públicas e desenvolve projetos que beneficiam atualmente as 305 APAES do Estado, organizações que juntas atendem mais de 70 mil pessoas diretamente.



A FEAPAES-SP promove diversos cursos e capacitações para as APAES, voltado a temática da pessoa com deficiência, por meio do Instituto UNIAPAE-SP, que têm o objetivo de disseminar o conhecimento de profissionais das áreas da assistência social, educação, saúde e gestão que atuam no terceiro setor.



Com sede em Franca, no interior do Estado, a FEAPAES-SP tem como missão articular a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Prestar assessoria nas áreas de assistência social, educação, gestão, jurídica e saúde, visando à melhoria contínua dos serviços prestados pelas APAES.



Em 2014, a FEAPAES-SP recebeu a norma internacional certificação ISO 9001 que contribui no gerenciamento e na organização de sistemas de atendimento, buscando aperfeiçoar o trabalho desenvolvido de assessoramento as APAES filiadas.



Presente em todas as regiões do Estado de São Paulo, a Federação conta com 305 filiadas segmentadas em 23 Conselhos de Administração. Eleita marca de confiança dos brasileiros pelo nono ano consecutivo, segundo pesquisa da revista Seleções e Ibope Inteligência, a FEAPAES-SP é responsável por gerenciar o nome APAE em todo o Estado. Tal confiança resulta em força e credibilidade aos parceiros da organização, entre eles VALE CAP, COOP, EDP Bandeirante, entre outros.



Sobre a APAE

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é prestar atendimento nas áreas da educação, saúde e assistência social à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional.



Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das APAES, mostrou que a APAE é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.



Sobre a UNIAPAE-SP

O Instituto UNIAPAE-SP – área educacional da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) – foi criado com o intuito de difundir o conhecimento entre os profissionais que atuam nas áreas da assistência social, educação, saúde e gestão e para servir de campo de formação, treinamento e aperfeiçoamento para profissionais do terceiro setor; fomentar os meios para a pesquisa científica e disseminar publicações que promovam o conhecimento acerca do universo da pessoa com deficiência.

Além disso, o Instituto UNIAPAE-SP vem ao encontro das atuais demandas do terceiro setor, que sofreu nos últimos anos um crescimento significativo, atraindo o interesse de estudantes e profissionais de diversas áreas, que buscam se adaptar às novas realidades e tendências desse importante setor. Com esses propósitos, e utilizando-se de toda a sua expertise de mais de 25 anos na promoção de cursos, palestras, simpósios, mesas-redondas e congressos voltados para as APAES, o Instituto torna-se um canal de difusão do conhecimento, através do ensino a distância.



O Instituto oferece formação complementar de excelência, ministrados por renomados profissionais do terceiro setor do cenário nacional e internacional. A atual diretoria da FEAPAES-SP, tendo como presidente a Vera Lúcia Ferreira, pretende que o Instituto UNIAPAE – SP seja um importante canal de ampliação do conhecimento e do debate, e também de acesso a conteúdos científicos que abarcam os anseios do terceiro setor.



 
Fonte: Redação JIA
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
05/04/2024
INFORME ESPECIAL: O último método de investimento de Lula Da Silva que deixou os especialistas de queixo caído e está enlouquecendo os grandes bancos Muito...
05/04/2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina neste sábado; veja calendário eleitoral Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro,...
05/04/2024
Defesa de Robinho pede ao STJ que pena do jogador seja reduzida para 6 anos de prisão Advogados do ex-jogador dizem que condenação por estupro deve seguir o...
01/12/2022
Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Vej...
14/09/2022
...
01/08/2022
Você pode reconhecer a doença de Alzheimer por esses sintomas Em muitos casos, a demência está ligada à doença de Alzheimer. Não menos de uma em cada 14...
01/08/2022
Desde que começou a se espalhar fora da África, no início de maio deste ano, no maior surto já registrado, a varíola do macaco (monkeypox) não tem demonst...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.