ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Cinco momentos em que a voz das mulheres fez a diferença 07/04/2021
 
 
 
Cinco momentos em que a voz das mulheres fez a diferença
Relembre mulheres que expressaram sua liberdade em prol de direitos, poder de escolha e avanços nas conquistas sociais

Você sabia que, no Brasil, o voto feminino só foi autorizado em 1932? E que na Arábia Saudita isso só aconteceu em 2011? Pouco tempo, né? Eleger representantes, decidir pelo fim de um casamento, estabelecer limites, ter poder de escolha sobre as próprias decisões. Todas essas ações que tomamos hoje como “naturais”, na verdade, foram conquistadas.

As mulheres avançaram em alguns direitos, é verdade, mas ainda há muitas pautas a serem discutidas. Questões de raça, classe, idade e outros marcadores sociais atravessam vários momentos da história e fazem crescer o debate. Afinal, as mulheres não são todas iguais e suas demandas também são plurais.

Na lista abaixo, elencamos cinco momentos em que a expressão livre do pensamento e o poder de escolha sobre os direitos e a felicidade das mulheres criaram debates importantes e fizeram a diferença. Confira:

1. A resistência de Rosa Parks
Rosa Parks se tornou um dos símbolos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em 1955, ela estava em um ônibus em Montgomery, no Alabama, voltando do trabalho. Naquela época, pelas leis de segregação racial, os ônibus reservavam as primeiras filas de assentos para os brancos e as últimas para os negros. No centro do veículo, os brancos tinham preferência.

Rosa, que era negra, estava sentada quando o motorista pediu que ela se levantasse para dar lugar a um passageiro branco. Ela se recusou, foi detida e sua atitude provocou um boicote aos ônibus da cidade. Nesse contexto, surgiu a figura de Martin Luther King, que mais tarde liderou o movimento pela igualdade dos direitos civis.

Embora ao longo de sua vida Rosa tenha sido condecorada com diversas medalhas por sua bravura e resistência, logo após o episódio ela enfrentou desafios. Teve dificuldade em conseguir emprego e sofreu ameaças, tendo até mesmo que mudar de cidade. A ativista faleceu em 2005, aos 92 anos.

2. A articulação de Bertha Lutz
Uma das pioneiras do movimento sufragista no Brasil, Bertha Lutz foi responsável pela articulação política que resultou na aprovação do voto feminino em 1932. Mas houve restrições. Solteiras e viúvas com renda própria podiam votar, enquanto as mulheres casadas ainda precisavam da autorização do marido.

Dois anos depois, Bertha participou do comitê elaborador da Constituição de 1934, quando foram assegurados os direitos políticos das mulheres, tornando o voto feminino obrigatório, assim como o masculino. É importante lembrar, no entanto, que as pautas das mulheres não se restringem ao direito de voto, tendo sido, na maioria dos países europeus (e no Brasil), uma demanda das feministas brancas que muitas vezes não faziam nada pelas mulheres negras. Vale ficar de olho nos recortes da história, certo?

Ainda assim, exercer o poder de escolha político, por meio do voto, é fundamental para o funcionamento de uma democracia. Na Arábia Saudita, para se ter uma ideia, as mulheres só tiveram seu direito ao voto reconhecido em 2011, e exerceram-no pela primeira vez nas eleições municipais de 2015.

3. O discurso de Sojourner Truth
Sojourner Truth trouxe um poderoso discurso em uma convenção de mulheres em Akron, Ohio (EUA), em 1851. A fala que ficou depois conhecida como “Não sou eu uma mulher?” teve consequências profundas. Homens contrários aos direitos de voto feminino alegavam que as mulheres não poderiam votar pois precisavam de ajuda para tudo.

Como ex-escravizada, Sojourner tocou em um ponto fundamental ao dizer, conforme uma das versões registradas: “Aquele homem ali diz que as mulheres precisam ser ajudadas a entrar em carruagens, e erguidas para passar sobre valas e ter os melhores lugares em todas as partes. Ninguém nunca me ajudou a entrar em carruagens, a passar por cima de poças de lama ou me deu qualquer bom lugar! E não sou mulher?”

O discurso não só era uma resposta aos opositores homens, mas também às atitudes racistas das mulheres brancas que estavam na convenção, já que algumas inclusive foram contra a fala de mulheres negras no evento. Historicamente, a importância do discurso de Sojourner Truth é garantir que as mulheres negras, assim como as brancas, também obtenham direitos.

4. A liderança das trabalhadoras francesas
Em janeiro de 2018, um grupo de trabalhadoras francesas (a maioria imigrante de outros países) obteve vitória sobre seu empregador, uma empresa de limpeza terceirizada que presta serviços à Sociedade Nacional de Ferrovias Francesas.

Depois de 45 dias de greve, as trabalhadoras, que atuavam nas estações de trem de Paris, conseguiram garantir diversos direitos, como, por exemplo, a anulação de uma cláusula de mobilidade (que deu origem à greve) que obrigava trabalhadores a mudar de lugar de trabalho depois de um curto período de tempo.

Os protestos das trabalhadoras das estações de trem aconteceram no contexto dos chamados “coletes amarelos”, grupos que protestavam contra reformas trabalhistas propostas pelo governo.

5. A força de Maria da Penha
O nome Maria da Penha virou um sinônimo da luta contra a violência doméstica. A biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes sofreu violência física e psicológica do ex-marido até culminar em uma tentativa de feminicídio, em 1983, quando ele deu um tiro nas costas de Penha, o que a deixou paraplégica. Depois de algumas derrotas na Justiça, em 1998, junto com entidades internacionais, Maria da Penha denunciou o caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA).

Em 2002, foi formado um consórcio de ONGs para a elaboração de uma lei de combate à violência doméstica contra a mulher. Em 2006, foi sancionada a Lei que ficou conhecida como “Lei Maria da Penha”, um reconhecimento de sua luta contra as violações dos direitos humanos das mulheres.

Além desses, há muitos outros momentos importantes na história das mulheres. E você? Lembrou de algum acontecimento em que a voz das mulheres fez a diferença?
 
Fonte: Redação JIA
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
05/04/2024
INFORME ESPECIAL: O último método de investimento de Lula Da Silva que deixou os especialistas de queixo caído e está enlouquecendo os grandes bancos Muito...
05/04/2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina neste sábado; veja calendário eleitoral Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro,...
05/04/2024
Defesa de Robinho pede ao STJ que pena do jogador seja reduzida para 6 anos de prisão Advogados do ex-jogador dizem que condenação por estupro deve seguir o...
01/12/2022
Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Vej...
14/09/2022
...
01/08/2022
Você pode reconhecer a doença de Alzheimer por esses sintomas Em muitos casos, a demência está ligada à doença de Alzheimer. Não menos de uma em cada 14...
01/08/2022
Desde que começou a se espalhar fora da África, no início de maio deste ano, no maior surto já registrado, a varíola do macaco (monkeypox) não tem demonst...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.