ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Sebrae lança guia para incentivar políticas de apoio aos pequenos negócios 07/04/2021
 
 
 
 
Sebrae lança guia para incentivar políticas de apoio aos pequenos negócios
Iniciativa reforça a importância dos pequenos negócios na agenda das eleições e traz uma série de propostas para incentivar o empreendedorismo nas gestões municipais.
TOPO
Por Sebrae Maranhão

16/10/2020 10h05 Atualizado há 5 meses

Em todo o país já começou a disputa pelas eleições de 2020. Dados do Tribunal Superior Eleitoral sinalizam que, neste ano, o número de candidatos a vereadores e prefeitos deve crescer 30% com relação à eleição de 2016.

Predominantes na pauta defendida por candidatos, temas como saúde, educação, meio ambiente, segurança, geração de emprego, igualdade e o desenvolvimento econômico dos municípios aparecem com destaque. É nessa perspectiva que incentivar e apoiar aos pequenos negócios e o empreendedorismo se colocam como diferencial no debate eleitoral.

É pensando nisso que o Sebrae aproveita o momento eleitoral para inserir o tema na agenda dos candidatos, incentivando a inclusão de propostas concretas de apoio e também uma reflexão da sociedade sobre a importância desses negócios para o país, particularmente no momento atual.

A estratégia é o Guia do Candidato Empreendedor, um documento para auxiliar futuros prefeitos e vereadores a pensar ações de desenvolvimento econômico, com base no empreendedorismo e nos pequenos negócios, que são a maioria dos empreendimentos de todo o país e, mais do que nunca, precisam de apoio e de ambiente favorável para retomar suas atividades, crescer e gerar desenvolvimento.

Com o objetivo de disseminar o conteúdo do Guia, no Maranhão, a diretoria executiva do Sebrae articula visitas a candidatos e ações com parceiros em todo o estado. A ideia é fazer chegar aos candidatos esse importante instrumento de apoio à formulação de políticas públicas em favor dos pequenos negócios.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, o Guia pode ajudar muito os candidatos na formulação de políticas e instrumentos de apoio às micro e pequenas empresas, com propostas para simplificar a abertura de empresas e para o uso das compras governamentais como estímulo ao crescimento do setor, geração de emprego e renda nos municípios, dentre outros.

“O desenvolvimento e a geração de emprego são grandes desafios para gestores públicos. E eles precisam estar preparados para enfrentá-los. As micro e pequenas empresas representam 97,5% do total de empresas do País e são responsáveis por 27% do PIB brasileiro. No Maranhão, representam 94,5% de todas as empresas, gerando de cerca de 216 mil empregos com carteira assinada e sendo responsáveis por 26% das riquezas geradas no estado. Fortalecer esse contingente de negócios, com políticas consistentes e estimular um ambiente favorável para esses empreendedores é fundamental. E, nesse sentido, o Guia é um instrumento valioso”
— Albertino Leal Barros Filho. Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão.
O Guia do Candidato Empreendedor é traz subsídios muito úteis neste momento de debate eleitoral. “O Sebrae vê o desenvolvimento local como prioridade para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço. Mas esse processo é transversal e as ações para saúde, educação, infraestrutura, segurança, dentre outras, precisam estar articuladas em prol de um projeto sistêmico para desenvolvimento do município, na perspectiva de apoio aos pequenos negócios”, complementa o executivo.

O Que é o Guia do Candidato Empreendedor

O Guia do Candidato Empreendedor traz propostas de ações a serem incluídas nas campanhas e nos planos de governo, com o intuito de promover o desenvolvimento local sustentável baseado na valorização dos pequenos negócios.

A publicação traz dez dicas e cem ações focadas nos eixos geração de emprego, renda, arrecadação, qualidade de vida e prosperidade nos municípios brasileiros, com foco nos micro e pequenos empreendedores.

“Queremos orientar os candidatos para uma boa gestão municipal, porque é nos municípios que os cidadãos vivem e onde estão concentradas as suas necessidades principais. É importante termos projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios, que passa pelas micro e pequenas empresas, assim como são importantes projetos para fortalecer o empreendedorismo rural em um estado como o nosso e nada melhor do que o momento eleitoral para incentivar os candidatos a abraçarem a causa das micro e pequenas empresas ”, avalia Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão.

Fazer a diferença, fugir do lugar comum e optar pela inovação na gestão pública rende grandes frutos para os municípios, completa o Raimundo Coelho. “Nessa perspectiva, é necessário que todos os setores e níveis da administração municipal tenham conectividade para que, em conjunto, possam oportunizar a geração de indicadores de desenvolvimento, favorecidos pelo fomento e valorização do empreendedorismo, incluindo aqui crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, assim como incentivando o turismo regional, a agricultura familiar e a construção da identidade regional a partir das vocações locais”, reforça o dirigente.

Como acessar - Para acessar e baixar o Guia do Candidato Empreendedor, a versão digital está disponível no Portal do Sebrae.

Em uma versão atualizada, o Sebrae reuniu 10 dicas para o candidato, abordando a temática do empreendedorismo e seus benefícios para o desenvolvimento local. O material está estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade, fazendo um apanhado rápido sobre as principais temáticas.

Já na versão completa, os temas foram esmiuçados, desdobrando-se em 100 Propostas de Ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. Nesse contexto, a gestão pública trabalha e colabora, decisivamente, para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades, emprego e renda e proporcionando uma mudança significativa na realidade local.

Ambos os documentos podem ser consultados e impressos a qualquer momento, basta que os interessados acessem o portal. A ideia é que a maioria dos que se propõem a um cargo público nestas eleições municipais de 2020 possa conhecer o conteúdo do guia, fazendo dele um material de consulta importante e contínua.

Na versão completa do guia, o Maranhão foi um dos estados destacados, com menções a premiações e programas realizados pelo Sebrae estadual, que influíram positivamente na gestão pública municipal e na governança territorial. Exemplos disso são o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com as experiências das prefeituras de São José de Ribamar e Barreirinhas, que venceram a etapa nacional, respectivamente, nas categorias Compras Governamentais e Inovação e Sustentabilidade. Além disso, o material enfoca o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LIDER), realizado pela instituição no Litoral Ocidental, Lençóis Maranhenses e Região Tocantina.

Serviço
Tribunal Superior Eleitoral
Portal Sebrae
Guia do Candidato Empreendedor
10 dicas Sebrae Seja um Candidato Empreendedor
100 Propostas de Ações Seja um Candidato Empreendedor
Guia do Candidato Empreendedor 2020

Canais de Atendimento Sebrae:
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter

 
Fonte: Redação JIA
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
05/04/2024
INFORME ESPECIAL: O último método de investimento de Lula Da Silva que deixou os especialistas de queixo caído e está enlouquecendo os grandes bancos Muito...
05/04/2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina neste sábado; veja calendário eleitoral Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro,...
05/04/2024
Defesa de Robinho pede ao STJ que pena do jogador seja reduzida para 6 anos de prisão Advogados do ex-jogador dizem que condenação por estupro deve seguir o...
01/12/2022
Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Vej...
14/09/2022
...
01/08/2022
Você pode reconhecer a doença de Alzheimer por esses sintomas Em muitos casos, a demência está ligada à doença de Alzheimer. Não menos de uma em cada 14...
01/08/2022
Desde que começou a se espalhar fora da África, no início de maio deste ano, no maior surto já registrado, a varíola do macaco (monkeypox) não tem demonst...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.