ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Bruno Covas faz radioterapia para sangramento no estômago 06/05/2021
 
 
 
Bruno Covas faz radioterapia para sangramento no estômago e não tem previsão de alta
Prefeito licenciado descobriu sangramento residual em novo procedimento de endoscopia digestiva na quarta-feira (5). Ele está no Hospital Sírio-Libanês em tratamento contra um câncer.
Licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), passou por um novo procedimento de endoscopia digestiva, que localizou discreto sangramento residual no estômago, conforme divulgou o Hospital Sírio-Libanês em boletim médico nesta quinta-feira (6). Covas está internado desde o último domingo (2) em tratamento contra o câncer.

Segundo os médicos, o prefeito licenciado fez, em seguida, um tratamento de "radioterapia para controle deste sangramento". O quadro clínico é estável e ele segue internado na unidade semi-intensiva do hospital.

Veja a íntegra do boletim médico:
"O Prefeito Bruno Covas segue internado em tratamento médico. Na quarta-feira, dia 05, ele foi submetido a novo exame de endoscopia digestiva alta que evidenciou discreto sangramento residual no estômago. Desta forma, foi iniciado tratamento local com radioterapia para controle deste sangramento. O prefeito está recebendo todo suporte clínico necessário e seu quadro clínico é estável.

No momento, não há previsão de alta hospitalar. Ele está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho."

Intubado e extubado no mesmo dia
Na segunda-feira, Covas foi intubado para um exame de endoscopia, onde também foi diagnosticado um sangramento na cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, ser estancado. No mesmo dia, horas depois, ele foi extubado.

Na imagem divulgada nas redes sociais, após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UT), Covas apareceu ao lado do filho, Thomás, de 15 anos, com a camiseta do Santos, time para o qual ambos torcem. Na mensagem, o prefeito licenciado disse ter vencido mais uma etapa e ter fé em continuar a driblar os próximos obstáculos.

"Mais uma batalha vencida. Tenho fé que vou vencer cada obstáculo. Agradeço a todas as orações, as mensagens de carinho, a força que vocês tem me dado. Peço desculpas por não conseguir responder a tantas mensagens que chegam por aqui, pelo WhatsApp, pelo telefone. Sintam-se todos abraçados. Agradeço sinceramente por serem tão generosos comigo. Agradeço também ao Ricardo Nunes e toda nossa equipe da Prefeitura que vêm cumprindo nossa diretriz de não deixar parar nada e avançar com o trabalho e cumprir nossos compromissos com a população de São Paulo", disse Covas na postagem.
"E daqui a pouco é torcida pro nosso Santos!!!", acrescentou o prefeito licenciado, sobre a partida de seu time na Copa Libertadores.

Entenda a evolução do câncer que afeta Covas
Segundo o infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo tratamento do prefeito, ele dormiu a noite toda, passa bem, mas não há "qualquer previsão de alta". Ainda de acordo com o especialista, a equipe médica considera o sangramento como um evento pontual.

“Entendemos o sangramento como evento pontual. Faz parte do acompanhamento de doentes crônicos que tenham eventos pontuais. No caso, foi um sangramento gástrico, mas poderia ter sido uma infecção ou qualquer outra contingência. Como tal, este procedimento foi enfrentado. Foi enfrentado o sangramento, foi estancado o sangramento, o paciente foi para uma unidade de terapia intensiva e acaba de ter alta”, afirmou Uip.

Jogo do Santos
Na segunda-feira, após o procedimento de endoscopia, os médicos afirmaram que Covas estava disposto, fazendo piadas. "Está animado, revigorado, fazendo piadas. Mesmo diante das dificuldades, procura descontrair", completou o também oncologista Tulio Pfiffer.

Quimioterapia
Por conta do sangramento, as sessões de quimioterapia e imunoterapia que o prefeito faria na segunda (3) foram suspensas e seguem sem previsão de serem retomadas.

“Aquilo que estava previsto, que era a segunda sessão de quimioterapia, obviamente foi adiada e vai depender de outros fatores, inclusive a recuperação do sangramento. Além do estancamento do sangue, ele teve que receber unidades de sangue. Foi um sangramento agudo. O prefeito neste momento está normal, sentado em uma cadeira, conversando habitualmente”, afirmou Katz.

O oncologista Tulio Eduardo Flesch Pfiffer afirmou que a interrupção temporária não implicará prejuízos para o tratamento contra o câncer.

"Sempre que tem intercorrência pontual, faz a pausa do tratamento oncológico, espera recuperar e restabelecer, e depois retoma com calma o tratamento oncológico. A pausa se fez necessária, mas não traz prejuízo em médio ou longo prazo em relação ao tratamento", afirmou Pfiffer.

LEIA TAMBÉM:

Bruno Covas decide se licenciar do cargo de prefeito de SP por 30 dias para tratar câncer
Saiba quem é Ricardo Nunes, vice que assumirá Prefeitura de SP no lugar de Covas
"A luta pela vida continua", disse Bruno Covas após internação de 15 de abril

Como foi a última internação
Por causa dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, Bruno Covas anunciou no domingo (2) que faria um pedido de afastamento do cargo por 30 dias. O vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), assumiu a gestão da cidade.

No mesmo dia, Covas foi internado para realizar exames de rotina do tratamento oncológico - sangue e imagens, com o objetivo de prosseguir o tratamento quimioterápico e imunoterápico. Nesta bateria foi detectado o sangramento no local do tumor inicial, a cárdia.

Os médicos explicaram que a intubação foi feita para proteger as vias aéreas do prefeito e evitar alguma laceração no momento da endoscopia, procedimento utilizado para estancar o sangramento.

“O evento foi controlado com sucesso. A intubação foi estratégia para evitar que os coágulos fossem aspirados e contaminassem a via aérea. Foi uma intubação para proteger a via aérea durante o evento. É diferente da intubação de quem tem insuficiência respiratória por Covid ou alguma coisa assim. Não houve alteração da função respiratória”, afirmou Artur Katz.

No vídeo abaixo, de 2019, Bruno Covas fala ao Fantástico sobre o tratamento contra o câncer a que tem se submetido desde aquela época (leia mais ao final da reportagem).

Tratamento
Bruno Covas foi internado em 15 de abril para a realização de exames de controle, que descobriram novos focos de tumor nos ossos e no fígado. Durante a internação, ele apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido no abdômen e nas pleuras, tecidos que revestem os pulmões.

Drenos foram colocados para a retirada do líquido, uma suplementação nutricional também foi iniciada, e Covas teve alta em 27 de abril.

"Luta pela vida"
Em 26 de abril, Covas disse nas redes sociais que "continua a luta pela vida" e com “vontade gigante de vencer”.

Em uma postagem para homenagear o filho Tomás, de 15 anos, o prefeito escreveu que vai “enfrentar, combater e vencer” a doença.

Primeiro diagnóstico em 2019
O prefeito licenciado foi internado pela primeira vez em outubro de 2019, quando chegou ao hospital com erisipela (infecção), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia.

Durante os exames para localizar os coágulos, médicos detectaram o câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e nos linfonodos.

Covas passou por oito sessões de quimioterapia, que fizeram com que o tumor regredisse. Mas, segundo a equipe médica, não foram suficientes para vencer o câncer. Após novos exames, o prefeito iniciou o tratamento com imunoterapia.

Em janeiro de 2021, após ser reeleito nas eleições municipais e continuar no cargo, Covas anunciou uma nova fase de procedimentos no combate à doença.

Ele tirou uma licença de 10 dias, quando passou a ser submetido a sessões de radioterapia. Na época, estavam previstas 24 sessões de radioterapia complementares para o tratamento.

Em abril deste ano, exames apontaram novos pontos de câncer nos ossos e no fígado.

Em entrevista ao Fantástico logo após a descoberta do câncer, no final de 2019, ele se disse confiante no tratamento, como mostra o vídeo abaixo:




 
Fonte: Redação / G1
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
05/04/2024
INFORME ESPECIAL: O último método de investimento de Lula Da Silva que deixou os especialistas de queixo caído e está enlouquecendo os grandes bancos Muito...
05/04/2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina neste sábado; veja calendário eleitoral Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro,...
05/04/2024
Defesa de Robinho pede ao STJ que pena do jogador seja reduzida para 6 anos de prisão Advogados do ex-jogador dizem que condenação por estupro deve seguir o...
01/12/2022
Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Vej...
14/09/2022
...
01/08/2022
Você pode reconhecer a doença de Alzheimer por esses sintomas Em muitos casos, a demência está ligada à doença de Alzheimer. Não menos de uma em cada 14...
01/08/2022
Desde que começou a se espalhar fora da África, no início de maio deste ano, no maior surto já registrado, a varíola do macaco (monkeypox) não tem demonst...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.