ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Educação
Cultura
Diversos
Política
Novidades
 
Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19 Pesquisas apontam que nem mesmo jovens 12/06/2021
 
 
 
Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19
Pesquisas apontam que nem mesmo jovens saudáveis estão livres de serem infectados mais de uma vez e que vacinados podem contrair a Covid e transmitir o vírus, uma vez que a vacina não é 100% eficaz contra a transmissão.

Na contramão do anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (11), de que o uso de máscara poderá ser desobrigado para os que já foram vacinados ou para os que já tiveram o coronavírus, estudos sobre transmissão por vacinados e reinfecção pela Covid-19 comprovam a importância da máscara para frear a circulação do vírus e controlar a pandemia.

PROTEÇÃO INDISPENSÁVEL: Qual máscara é mais eficiente e qual evitar: guia do G1 dá dicas
O infectologista Marcelo Otsuka ressalta que a máscara é uma política de saúde pública contra o coronavírus "no mundo todo" e que apenas os países que conseguiram controlar o vírus já começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados.

"Poderemos começar a deixar de usar a máscara somente quando vacinarmos 75% da população no país e a taxa de infecção caia significativamente, para 0,3 ou 0,5 e se mantenha estável. Atualmente, nossa taxa de infecção é de cerca de 1,0. É muito alta", diz Otsuka.
Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre transmissão por quem já foi vacinado:

Quem já foi vacinado pode se infectar, pois as vacinas foram prioritariamente desenvolvidas para evitar a forma grave da Covid-19, hospitalizações e óbitos, não contra o vírus. E, uma vez infectado, a pessoa pode transmitir;
Estudo preliminar na Inglaterra mostrou que infectados pelo coronavírus que tomaram as vacinas da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham menor probabilidade de transmitir o coronavírus, mas ainda tinham 50% de chances de transmissão (leia detalhes abaixo);
Estudo preliminar com profissionais da saúde em Israel mostrou que vacina da Pfizer reduziu a transmissão em até 75%; o mesmo resultado não deve ser alcançado na população em geral;
Pesquisadores avaliam que é necessário uma "vigilância ativa" que compare vacinados e não vacinados para demonstrar o comportamento da transmissão entre os imunizados a longo prazo.

O infectologista Robério Dias Leite lembra que nenhuma das vacinas desenvolvidas contra o coronavírus são totalmente eficazes. "Quem foi vacinado pode ter Covid-19, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e, ainda que numa forma leve ou mesmo assintomática, também pode transmitir", afirma.

Sobre a possibilidade de se infectar mais de uma pelo coronavírus, Dias Leite alerta que "quem já teve Covid pode ter novamente e transmitir, sobretudo no contexto de emergência das variantes", diz.
Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre a reinfecção por quem já teve o coronavírus:

Quem teve o coronavírus adquire algum tipo de imunidade natural, mas há diversos relatos de casos de pessoas reinfectadas;
Não apenas a reinfecção é possível, como também já foi observado pessoas que se infectaram mais de duas vezes (leia exemplos abaixo);
Idosos a partir de 65 anos têm mais chances de serem reinfectados;
A reinfecção é possível mesmo entre jovens saudáveis;
É possível ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez em que contraiu o vírus, não sendo necessário ser exposto a uma variante nova e mais agressiva;
Pessoas que tiveram casos leves de Covid podem ter reinfecção com sintomas mais fortes;
Quem teve a forma branda da doença pode não desenvolver anticorpos, mesmo que por um período curto.

Transmissão por vacinados
O primeiro estudo a divulgar resultados preliminares sobre a transmissão em vacinados foi realizado com a vacina de Oxford/AstraZeneca e publicado em fevereiro, na revista "The Lancet". Segundo os cientistas da Universidade de Oxford, a vacina pode reduzir em até 67,6% a transmissão do coronavírus nas pessoas que tomaram as doses em um esquema diferente: meia dose na primeira e uma dose padrão na segunda. Já entre os que foram imunizados com as duas doses na quantidade padrão, a redução da transmissão foi menor, de 54,1%.

Covid-19: mapa mostra transmissão "extremamente alta" em quase todo o Brasil
Outro estudo preliminar publicado de fevereiro, feito com profissionais da saúde de um hospital em Israel, demonstrou que a vacina da Pfizer/BioNTech reduziu em até 75% a transmissão do coronavírus menos de um mês após a aplicação da primeira dose. Os resultados foram publicados na revista "The Lancet".

Apesar do bom resultado, os cientistas israelenses pontuaram que eles precisavam "de validação adicional por meio de vigilância ativa" e que as reduções vistas nos profissionais de saúde podem ser diferentes das vistas na população em geral, uma vez que estes profissionais estão mais expostos ao vírus e a cepas mais virulentas e infecciosas.

Já um estudo preliminar publicado em abril pela Public Health England (PHE), agência de saúde da Inglaterra, mostrou que vacinados com os imunizantes da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus dentro de casa para os moderadores que ainda não tinham tomado a vacina. Os pesquisadores observaram pessoas infectadas pelo coronavírus três semanas depois de tomarem uma dose.

Estes resultados demonstram, segundo os especialistas, que, enquanto não se alcançar a imunidade de rebanho, vacinados têm que usar máscara, uma vez que a vacina por si só não é totalmente eficaz.

"Vacinados têm que usar máscara. Estamos cansados de ver pacientes que se infectaram mesmo depois da vacina. Isso acontece porque ela previne contra os casos graves, mas não contra a infecção. Você pode estar vacinado e ser infectado", afirma Otsuka. E uma vez infectado, a pessoa transmitirá o vírus.

Os cientistas afirmam que ainda é necessário mais estudos para saber o momento exato em que será seguro vacinados deixarem de usar a máscara em locais públicos.

Entre os países que começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados, como Reino Unido, Israel e Estados Unidos, Otsuka destaca que são países que imunizaram - quando cada indivíduo tomou as duas doses - quase metade da população.

"Os países que estão deixando de usar máscaras são os que estão com a vacinação muito avançada, com mais de 40% da população totalmente imunizada", diz Otsuka.

Dias Leite lembra que, no caso do Brasil, além da transmissão descontrolada e da presença de variantes, o país vacinou cerca de 11% da população.

"A liberação do uso de máscaras para vacinados só poderá ser recomendada quando tivermos uma parcela significativa da população vacinada, jamais num cenário de absoluto descontrole em que nos encontramos no Brasil, infelizmente", afirma Dias Leite.

Reinfecção por Covid
Idosos foram os mais propensos a uma reinfecção por coronavírus, segundo um estudo dinamarquês publicado em março na revista científica "The Lancet". Ao analisar um grupo de mais de 4 milhões pessoas na Dinamarca por cerca de um ano, observou-se que, enquanto os mais jovens (de zero a 64 anos) apresentaram uma taxa de proteção de cerca de 80% para novas infecções, em pacientes com 65 anos ou mais, essa proteção despencou para 47%.

Enfermeira é diagnosticada com Covid-19 três vezes em um ano no litoral de SP
O mesmo estudo dinamarquês demonstrou que as pessoas que já foram infectadas desenvolvem proteção contra a Covid-19, mas esta imunidade natural não é permanente e dura cerca de seis meses apenas. Por isso, o artigo ressaltou que esse tipo de proteção não é uma medida confiável para controlar a pandemia e que a vacinação e medidas como distanciamento social e uso de máscara não podem ser deixados de lado.

Já um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto apontou um período ainda menor para a imunidade natural, menor que dois meses: os pesquisadores observaram o caso de uma jovem de 24 anos que se reinfectou 50 dias após a primeira infecção. Nos dois casos a jovem apresentou sintomas. O estudo foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Um estudo americano sobre reinfecção descobriu um intervalo ainda menor entre a primeira e a segunda: foram apenas de 48 dias. O paciente era jovem, um homem de 25 anos, e a segunda infecção foi mais grave, resultando em internação com suporte de oxigênio.

Em abril, outro estudo americano afirmou que a reinfecção por Covid-19 é possível mesmo entre jovens saudáveis. Os cientistas analisaram cerca de 3 mil jovens fuzileiros navais de 18 a 20 anos por seis semanas e observaram que anticorpos gerados na primeira infecção não evitaram nova infecção. O risco de contrair a doença novamente, entretanto, foi cinco vezes menor quando se comparado com os jovens que ainda não tiveram a Covid-19.

Também em abril, um estudo da Fiocruz em parceria com o Instituto D’Or e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que quem já teve Covid com sintomas muito leves, ou assintomática, podem ter reinfecção com sintomas mais fortes. Isso aconteceu porque, segundo os cientistas, as pessoas que tiveram a forma branda da doença da primeira vez não desenvolveram nenhum anticorpo contra o coronavírus.

“A manutenção daqueles cuidados básicos de distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, álcool gel e sabão. O vírus não está controlado, a pandemia não está controlada, o vírus continua circulando e as pessoas que já tiveram a doença estão sujeitas a serem reinfectadas”, disse Mário Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, ao Jornal Nacional em abril.

Outro estudo brasileiro, desta vez da Unicamp, identificou quatro casos de reinfecção pela Covid-19 em profissionais da saúde causadas por variantes consideradas de "não preocupação". A conclusão dos cientistas é possível um paciente ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez, sendo possível contrair o vírus novamente mesmo em cenários onde as linhagens mais agressivas estejam controladas. Os resultados foram publicados na revista científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

 
Fonte: Redação JIA
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
05/04/2024
INFORME ESPECIAL: O último método de investimento de Lula Da Silva que deixou os especialistas de queixo caído e está enlouquecendo os grandes bancos Muito...
05/04/2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina neste sábado; veja calendário eleitoral Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro,...
05/04/2024
Defesa de Robinho pede ao STJ que pena do jogador seja reduzida para 6 anos de prisão Advogados do ex-jogador dizem que condenação por estupro deve seguir o...
01/08/2022
Você pode reconhecer a doença de Alzheimer por esses sintomas Em muitos casos, a demência está ligada à doença de Alzheimer. Não menos de uma em cada 14...
01/08/2022
Desde que começou a se espalhar fora da África, no início de maio deste ano, no maior surto já registrado, a varíola do macaco (monkeypox) não tem demonst...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
01/08/2022
Boa tarde pessoal Na próxima terça-feira, por volta das 20 horas, será realizada uma Simulação de ataque na cidade de Piranguçu. Do bairro Boa Vista...
16/03/2022
Trabalho infantil: Justiça do Trabalho reconhece contrato de trabalho de 30 anos de trabalhador rural contratado quando era menor de idade A juíza Cláudia R...
16/03/2022
Guerra da Rússia: Quem poderia estar por trás dos pensamentos de Vladimir Putin Prof. Dr Fabiano de Abreu Agrela, em Portugal, comenta sobre o conceito eu...
17/01/2022
Média móvel nacional de novos casos conhecidos de Covid passa de 75 mil por dia, perto da pior marca da pandemia País tem 621.261 óbitos e 23.083.297 casos...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.