ANUNCIE AQUI
INSTITUCIONAL
Home
Ellianna Teixeira
Expediente
Eventos
Galeria de Fotos
Vídeos
Fale Conosco
 
EDIÇÕES DO JORNAL
Edições Anteriores
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flash da Cidade
Internacionais
Nacionais
Regionais
  - Brazópolis
  - Itajubá
  - Maria da Fé
  - Pouso Alegre
  - Santa Rita do Sapucaí
 
CLASSIFICADOS
Bares
Contabilidade
Cursos
Diversos
Empresas
Farmácia
Flores
Fotografia
Frios
Hotéis
Imobiliárias
Informática
Lan House
Locação
Locadoras
Lojas
Presentes
Restaurantes
Serviços
Supermercados
Veículos
Veterinário
 
REDES SOCIAIS
   
DIVINO PAI ETERNO
MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS
PRECISA-SE DE VENDEDOR


O Jornal Informe e Ação está contratando vendedores para trabalhar na região do Sul de Minas.


Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

ABRA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Entre no site www.jornalitajuba.com.br

Quer saber mais?
Entre em contato
(35) 99956-1464
(35) 98818-3391

SUL DE MINAS
Itajubá
Marmelópolis
Cristina
Piranguinho
Delfim Moreira
Brazópolis
Paraisópolis
São Lourenço
Pedralva
São José do Alegre
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
Maria da Fé
Piranguçú
Wenceslau Bráz
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS Regionais / Nacionais / Internacionais
 
Dia Mundial no Combate a doença Uberlandia se destaca no aumento. 01/12/2022
 
 
 
Aids: Uberlândia registra maior número de diagnósticos da doença em cinco anos
Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é lembrado nesta quinta-feira (1º). Veja como funciona ambulatório de referência para testagem e acompanhamento da enfermidade na cidade.

Entre janeiro e outubro de 2022, Uberlândia registrou o maior número de diagnósticos de Aids em um mesmo ano, desde 2017. Os dados são do Programa IST/Aids e Hepatites Virais do Município e do Ministério da Saúde.

Em meio a esse contexto, o Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado na cidade e no planeta nesta quinta-feira (1º). Para fortalecer a conscientização sobre a doença, o atendimento no Ambulatório Herbert de Souza, que é referência na rede pública na testagem e no acompanhamento de pacientes soropositivos, foi ampliado.

Aumento nos casos
Nos dez primeiros meses deste ano, foram notificados 202 casos da doença, segundo a Prefeitura. Conforme o portal Indicadores HIV/Aids do Ministério da Saúde, a última vez que o município teve tantas notificações foi em 2017, quando ocorreram 206 registros.

Ao g1, a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids, Cláudia Spirandelli, explicou que o crescimento no número de diagnósticos está ligado diretamente ao aumento na quantidade de testes realizados, que foi menor durante a pandemia de Covid-19.

"Nós testamos mais, conseguimos pegar um público maior, um público que às vezes é vulnerável ao HIV, por isso que temos mais casos descobertos neste ano", afirmou.

Além da ampliação da testagem, Spirandelli também chama a atenção para a exposição a situações de risco de contaminação, que tem sido maior na população jovem e entre homens que mantém relações sexuais com outros homens, entre outros grupos.

"É uma pontuação que está se expondo mais. Deixando de usar camisinha, aumentando o número de parcerias, tendo mais parceiros durante o ato sexual".

"Hoje, o que protege do HIV é o uso do preservativo. A distribuição ocorre em todas as unidades de saúde. É importante fazer uso preservativo em todas as relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal", acrescentou.
Ambulatório
Em Uberlândia, o local de referência na rede pública para atendimento e testagem de pessoas que se submeteram a situações de riscos de contaminação com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é o Ambulatório Herbert de Souza. A clínica fica na Rua Avelino Jorge do Nascimento, número 15, no Bairro Presidente Roosevelt.

Durante a semana, o ambulatório realiza os testes, sob agendamento, das 7h às 16h. Porém, nesta quinta, os exames serão realizados até as 20h, mesmo que os pacientes não tenham agendado o teste.

"Nós vamos oferecer os testes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Se a gente ver na hora do acolhimento dessa pessoa que ela tem uma outra queixa, nós já vamos agendar um médico. Nós vamos atender outros exames, então a pessoa já vai sair daqui com o seu problema resolvido", afirmou Spirandelli.

O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes.

O resultado é sigiloso. Quando ele é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

A coordenadora explica ainda que os testes não devem ser feitos de forma indiscriminada e a todo momento.

“Os testes são gratuitos e recomendados para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas", finalizou.

Outros locais
As ações de reforço na conscientização acontecem durante todo o mês de dezembro e também contam com o auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.

A testagem também estará disponível nas unidades que incluíram os exames no trabalho de rotina. A UBSFs particpantes são: Granada II, Santa Luzia, Shopping Park I, II e III, Lagoinha, Aurora, Canaã II, Jardim das Palmeiras I, Dom Almir, Jardim Europa I, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim Brasília I, Jardim Brasília II, São José e Martinésia.

Já as UBSs são as dos bairros Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira.
 
Fonte: redacão
 
NOTÍCIAS ANTERIORES  
 
01/08/2022
...
14/09/2021
Juristas indicam em parecer à CPI que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade na pandemia Grupo é coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale JÃ...
29/08/2021
Furacão Ida atinge a costa dos Estados Unidos Neste domingo (29), o furacão de categoria 4 chegou perto da cidade de Port Fourchon, na Louisiana, e atingiu u...
23/05/2021
Preso que virou escritor após trabalhar com restauração de livros em Ponta Grossa morre por complicações da Covid-19 William Starke tinha 39 anos e estava...
04/11/2020
Ministério Público do RJ denuncia Flávio Bolsonaro por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro Além do filho do presidente Jair Bolsonaro, ...
04/11/2020
Trump ou Biden? Com participação histórica e eleitorado polarizado, EUA vão às urnas para definir quem será presidente a partir de 2021 Pesquisas apontam...
04/11/2020
EUA elegem sua primeira senadora transgênero Sarah McBride, de 30 anos, conquistou cadeira por Delaware, com 86% dos votos contra seu adversário. Ela foi est...
04/11/2020
Veja a votação para presidente dos EUA São necessários 270 votos no colégio eleitoral para vencer. Dados são da agência Associated Press. Trump tem ...
02/11/2020
Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezav...
02/11/2020
Carro de irmão do ator Marco Ricca, que desapareceu há seis anos, é encontrado às margens da Dutra com ossada dentro Exames ainda serão feitos para identi...
+ NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTOS  
 
Facebook
 
Twitter
 
G1
 
Portal Terra
 
Inter Ney
 
Dicas L
 
Gmail
 
Yahoo
 
Hotmail
 
Charges
 
Humor Tadela
 
Caixa
 
Correios
 
Google
 
Humor Babaca
 
Blog do Madeira
 
Uol
 
Ponto Frio
 
Globo Esporte
 
Skype
 
Kboing
 
Baixa Ki
 
Ricardo Eletro
 
Mercado Livre
 
Net Shoes
 
Extra
 
Portal R7
 
Jogos Menina
 
Buraco
 
VTO
 
Savetone
 
Paraiso
 
DestinoShow
 
Big Farm
 
One Piece
 
Dafiti
 
Passagens
 
Jogos Barbie
 
Jogos Mário
 
337 Jogos
 
Banco Brasil
 
Jogos Zumbis
 
Empire
 
OGame
 
Desert
 
1 vs 100
 
Ikariam
 
WarGame
 
FOE
 
Youtube
 
waiBrasil Publicidade
 
Par Perfeito
 
Linkedin
 
Jia
 
Ponto Frio
 
Americanas
 
Lojas Edmil
 
Casas Bahia
 
Magazine Luiza
 
Mattos Calçados
 
Casa joka
 
A Mineira
 
Casa América
 
 
 
Publicidade
 
Nossos Contatos
(35) 99956-1464 - VIVO
(35) 98818-3391 - OI
redacao@jornalinformeeacao.com.br
jornalistaellianna@jornalinformeeacao.com.br
contato@jornalinformeeacao.com.br
eliana.teixeira@gmail.com
2024 ® Marca Registrada para Agência de Comunicação E. M. Teixeira Ltda. Todos os direitos reservados.