Reunião na Prefeitura de Pouso Alegre define ações para o período chuvoso
Gabinete
Foi realizada nessa segunda-feira, 05, uma reunião para revisão e apresentação das ações do Plano de Contingências para enfrentar o período das chuvas em Pouso Alegre. O prefeito Agnaldo Perugini fez a abertura do encontro realizado na sala de reuniões do Gabinete. Ele agradeceu a presença de todos que, junto com a Defesa Civil Municipal, atuam de maneira rápida e coordenada sejam nas eventualidades provocadas pelas chuvas ou do tempo seco. “Quero agradecer essas instituições que têm zelado pela defesa da população de Pouso Alegre. Nesses oito anos de nossa administração todos contribuíram com um trabalho muito importante e de humanidade, quando necessário”, afirmou o prefeito.
Além da coordenação da Defesa Civil e das diversas secretarias municipais, estiveram presentes na reunião representantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Emater e Acipa. Representantes da equipe de transição do prefeito eleito também participaram da reunião.
O prefeito Agnaldo Perugini lembrou que o sistema de contenção de enchentes formado pelos diques funcionou, evitando enchentes mais graves na cidade. E que, nesse momento, estão sendo feitos os reparos e manutenção nesses locais, com a revisão das bombas de sucção que poderão ser acionadas, quando necessário.
Em seguida, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jean Willian, fez a apresentação das ações já definidas para o enfrentamento do período de chuvas; os locais que requerem uma atenção maior.
As secretarias municipais foram comunicadas com os serviços que precisam ser executados para garantir que não haja imprevistos nesse período. E ainda, já foram definidos locais e ações para as possíveis eventualidades que surgirem como locais para abrigos de famílias, áreas para depósito de doações, transporte de famílias, monitoramento e manutenção de áreas rurais, entre outros.
Sistema de monitoramento e nova estação
Pouso Alegre tem hoje 12 pluviômetros para monitorar o volume de chuva que cai sobre o município. Tem ainda as réguas colocadas nos rios e lagoas de contenção. E mais recentemente, a cidade foi contemplada com uma estação meteorológica instalada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O equipamento foi colocado no rio Sapucaí Mirim, junto à ponte do bairro Belo Horizonte. “Essa estação é um medidor online que monitora o nível do rio e o volume de chuva de forma precisa”, explica o coordenador da Defesa Civil. Jean Willian disse ainda que um segundo equipamento deve ser instalado noutro ponto do rio Mandu.
|