Após surto de Covid, passageiros reclamam de horas de atraso para embarcar em navio MSC Preziosa
Centenas de pessoas aguardam o embarque aglomerados em um balcão no Píer Mauá há mais de sete horas. Falta de informação é queixa de passageiros.
O engenheiro de telecomunicações Flavio Hott, de 38 anos, a terapeuta ocupacional Fernanda Brito, de 43, junto com a filhinha do casal, de 8 anos, fazem parte das centenas de passageiros que aguardam há horas para embarcar no MSC Preziosa, navio que atracou no Píer Mauá, na manhã deste domingo (2), com pelo menos 28 casos de Covid confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio.
Fernanda Brito contou que, inicialmente, o check-in deveria ser feito às 17h, mas foi alterado no dia anterior para às 13h, sem nenhuma explicação sobre os motivos. No entanto, às 20h deste domingo, os passageiros ainda esperavam, sem certezas sobre o embarque.
“Eles mandaram um e-mail alterando o horário de embarque com menos de 24h de antecedência. Nós estávamos em Minhas Gerais, tivemos que resolver tudo correndo para estarmos aqui na hora e acabou que passou do horário que estava marcado desde o início e nós ainda não entramos”, explica.
Além da longa espera com uma criança pequena, Fernanda conta que é diabética e não obteve da empresa nenhum suporte, como, por exemplo, alimentação durante o atraso.
“Às 15h eu passei mal porque aqui não tinha nenhum lugar pra comer e eu tive uma baixa de glicemia. Precisei pegar um carro por aplicativo e ir ao shopping pra conseguir comer”, diz.
Segundo a terapeuta, o casal não foi o único que enfrentou problemas devido ao atraso.
“Ficamos na rua, no sol quente, sem nenhuma infraestrutura, sem nenhum apoio da MSC. Pessoas com criança de colo, idosos passando mal, sem água, sem alimentação. Mais de mil pessoas na fila sem nenhuma informação”, reclamou.
Planos frustrados e gastos extras
O casal explicou que, inicialmente, a viagem estava planejada para ser um cruzeiro internacional com destino final na Argentina, em 2020, mas foi cancelada pela empresa por causa da pandemia.
Houve a oferta de ressarcimento, porém, não havia nenhuma previsão de data para o estorno. A outra opção era a remarcação para outra viagem internacional.
“Até outubro, a gente tinha como certo que seria outra viagem internacional, mas daí a empresa informou que a gente teria que escolher um destino nacional ou tentar o ressarcimento. Escolhemos o destino nacional, que saiu pelos mesmos R$7 mil que tinham sido pagos”, conta.
Agora a família reclama que gastou ainda mais por atender à antecipação da viagem, anunciada pela empresa neste sábado (1º) e pela demora no embarque.
“Já gastamos quase mil reais de ontem pra hoje porque tínhamos um planejamento pra chegar aqui às 17h. Tivemos que vir com o nosso carro, só o estacionamento está sendo mais de R$ 500. Ainda tem o problema da alimentação, que tivemos que sair pra conseguir algo, e nem sabemos ainda quando vamos conseguir embarcar”, disse Fernanda.
Surto de Covid
Fernanda afirma que ficou sabendo do surto de Covid a bordo do MSC Preziosa pelo g1 e não recebeu qualquer informação por meio dos contatos oficiais da MSC. Segundo ela, falta organização e cuidado da empresa em relação à situação dos passageiros que aguardam o embarque.
“O que está acontecendo agora é uma coisa terrível ou eles cancelam de vez ou liberam o embarque. Porque a maneira que a gente está, aqui dentro de um galpão, nessa aglomeração é muito pior do que se a gente estivesse dentro do navio. Tem várias crianças deitadas no chão, idosos sentados em bancos, uma situação muito mais precária do que se as pessoas estivessem dentro do quarto do navio, higienizando as mãos, sem a aglomeração que está aqui”, diz.
Sobre os casos de Covid, a MSC Cruzeiro informou, em nota, que teve o desembarque dos hóspedes liberados pelas autoridades de saúde e, dessa forma, esse procedimento foi realizado.
Ainda segundo a empresa, foram realizadas testagens diárias de 10% de todos os hóspedes e tripulantes, o que possibilitou a confirmação de contágio em 0,89% da população total a bordo. "Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves. Conforme definido pelo protocolo, assim que foram identificados, esses casos foram isolados", diz a nota.
A MSC afirma que o protocolo de saúde e segurança implementado prevê que, no momento do embarque, todos os hóspedes com 12 anos ou mais apresentem comprovante de vacinação completa contra a COVID-19 e todos os hóspedes a partir de 2 anos apresentem teste de covid negativo.
Sobre o atraso no embarque dos novos passageiros, que deveria ter acontecido às 13h deste domingo, a empresa disse apenas que “está operando normalmente e tem a autorização para seguir com seu próximo itinerário de 7 noites pelo Nordeste, assim que for concluído o embarque dos hóspedes do próximo cruzeiro”. |